Uma combinação perfeita!
por cristiano sobrinho
Macio, delicioso e muito apreciado por todos. Da criança ao idoso, o chocolate provoca sempre emoções prazerosas e saborosas. Depois da Páscoa, você tem mais uma desculpa para comer chocolate: o inverno.
Sabor Antigo
A tradição da fabricação do chocolate começou há muitos séculos atrás aqui mesmo na América pelas culturas Asteca e Maia, na região onde hoje é o México e Guatemala. Entre a variedade abundante da vegetação da região, estava o cacau, utilizado pelos nativos como moeda e para a produção de um líquido escuro, o tchocolatl (água amarga), que era tomado frio e com especiarias como a pimenta e somente pelos nobres. Em 1502, além da América, Colombo descobriu também o chocolate, e o levou para a Europa onde foi aperfeiçoado e rapidamente difundido.
No início do século, o chocolate ainda como bebida, era considerado privilégio apenas da nobreza, mas aos poucos foi se popularizando e começou a ser utilizado também na culinária, sendo sua primeira experiência em tortas servidas nos cafés de Paris. Não demorou muito para que surgissem também os bombons recheados... Coisas da França.
Na sociedade atual, o chocolate, claro, continua uma delícia, mas tem sido utilizado até na comunicação. Dar uma caixa de chocolates pode significar: “feliz aniversário”, “boa viagem”, “desculpe-me” ou “estou apaixonado por você”. Nesta época do ano, o chocolate é muito utilizado como bebida: o chocolate quente.
Inverno delicioso
Oficialmente, o inverno tem início em 21 de junho, mas já podemos perceber as variações que estão ocorrendo no clima. Poucas chuvas e um clima mais ameno são os primeiros sinais de que o inverno se aproxima. Depois da Páscoa, a época em que mais se consome chocolate no ano começa a dar seus primeiros sinais: o frio e a vontade de comer.
Aquele friozinho gostoso, um cobertor macio e nada pra fazer. Pra completar, uma xícara de chocolate quente. Tem algo melhor?
Anote aí uma das receitas mais tradicionais de chocolate quente:
- Junte leite, três pedaços de canela em pau, creme de leite, chocolate meio amargo em barra e chocolate em pó. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Depois é só colocar numa xícara, encher de chantilly e jogar canela em pó. Para fazer o choconhaque, basta adicionar a essa receita um pouco de conhaque. Pra fechar a cena: uma lareira, uma boa companhia, uma boa música... Ah... o chocolate, já ia esquecendo... Não esqueça de que outros ingredientes garantem a satisfação completa: o paladar, o olfato, o tato, a visão e a audição...
Batom, maquiagem, jóias e chocolate. Isso mesmo, o chocolate também está presente entre os componentes do seu make-up. Muita gente não sabe, mas o chocolate não serve só pra comer. Ele está sendo largamente utilizado em clínicas de estética, atendendo aquele público que gosta de mais sofisticação e requinte no cuidado com a aparência e que busca bem-estar.
Uma técnica que tem sido muito procurada é o ofurô. Os chocólatras de plantão se deliciam em um revitalizante banho com chocolate e pétalas de rosas, que garante hidratar a pele como nenhuma outra técnica. Após o banho, a maioria das clínicas que oferecem o serviço também dispõem de profissionais qualificados em massoterapia, que proporcionam um relaxamento sem igual. No lugar dos óleos de massagem, é utilizado o chocolate. E os especialistas garantem: os clientes adoram, e a procura é cada vez maior.
Verdades e Mentiras
Em torno do chocolate circulam vários mitos: dá espinhas, ajuda a diminuir TPM, causa enxaqueca, alergia, enfim... Mas nada disso acontece (em teoria).
Vários mitos criados envolvendo o chocolate o transformaram, em alguns casos, em vilão, e em outros em mocinho. A verdade é que nutricionalmente falando, o chocolate é um alimento completo. Ele contém carboidratos (50%), gorduras (35%) e proteínas (15%) em valores próximos, ao recomendado em uma dieta saudável. O melhor de tudo é que além de ser delicioso, o chocolate quente ainda contém aproximadamente 600 mg de fenóis e flavonóides, que são responsáveis pelo fortalecimento das paredes das veias e artérias. É bom ficar atento, porém, com a balança. Comer chocolate é muito bom, mas se você está em sobrepeso, evite.
A garotada está cansada de ouvir: “Chocolate dá espinha”, mas não há motivo para se preocupar. Segundo pesquisas, o surgimento das espinhas está mais ligado aos níveis de hormônios que à ingestão de alimentos. Mas em todo caso é bom ir devagar.
Algumas alergias são atribuídas erroneamente ao cacau. Geralmente estão relacionadas aos aditivos químicos ou até ao próprio leite adicionado ao chocolate. Por outro lado, a cárie não tem nada a ver com chocolate, e sim com a higiene bucal. Portanto, comeu chocolate, escove os dentes.
Quem nunca ouviu que chocolate relaxa? Sensação de relaxamento relacionada ao chocolate existe sim, mas é muito baixa. E acreditem, é o mesmo princípio ativo da maconha (Canabis sativa), mas em quantidades bem menores. Então não se preocupe, não vira vício.
Curiosidades:
- O nome científico do cacau é Teobroma cacau, que significa o néctar dos deuses, ou alimento divino.
- O chocolate ajuda na síntese de endorfina, responsável pelo nosso bem-estar.
- O rei asteca Montezuma II bebia vários frascos do tchocolatl antes de ficar com as mulheres de seu harém, pois a bebida tinha fama de afrodisíaca.
- O aventureiro sedutor Casanova (1725-1798) dizia que o chocolate era o "elixir do amor".
- O chocolate foi tema até de livro (Marquês de Sade 1740-1814), sendo responsável por explosões afrodisíacas.
- O chocolate amargo causa uma sensação parecida com a que temos quando estamos apaixonados. Sensação essa que não ocorre quando ingerimos o chocolate com açúcar, pois o açúcar é estimulante.
- Ao leite: é utilizado leite em pó ou leite condensado na massa, de forma que fique com sabor mais suave. O chocolate ao leite derrete com mais facilidade e é o tipo mais doce.
- Amargo: não contém açúcar e os níveis de base de cacau e manteiga de cacau são elevados. É considerado um bom energético.
- Meio amargo: mais suave que o amargo, pois é acrescentado o açúcar.
- Branco: na composição do chocolate branco não é utilizado o cacau, mas um nível elevado de manteiga de cacau, açúcar e leite.
- Achocolatado: o preferido da criançada nada mais é do que a massa do cacau em pó. Uma característica importante dos achocolatados é o baixo teor de gordura, devido à retirada de quase toda a manteiga do cacau.
- Prefira a parte da manhã para comer chocolates (até mesmo no café da manhã) e o início da tarde para degustá-lo. O chocolate é estimulante, pode atrapalhar o sono se for ingerido à noite;
- Evite comer chocolate antes das principais refeições, como almoço e jantar. Ele pode atrapalhar o equilíbrio da sua dieta;
- O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e, por isso, tem mais calorias do que o preto, que é feito apenas com o cacau. Prefira o preto;
- Não confunda: Chocolates light têm menos gordura e, por isso, menos calorias. Os diet (que são a maioria) têm menos açúcar e são para pessoas diabéticas;
- Se você não for diabético, fuja dos diets por não conterem açúcar, o teor de manteiga é elevado, a fim de conseguir a consistência adequada;
- Chocolate ao leite tem mais calorias do que os recheados com frutas ou biscoitos, mas tome cuidado com as castanhas.