quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Páscoa 2012: A arte de fazer chocolate.

Marcel Martinuzzo (redacao@eshoje.com.br)

destaque  le chocolatier arte andr%C3%A9 antunes dayana souza 4 Páscoa 2012: a arte de fazer chocolate 

Enquanto muitos se preparam para o carnaval, o mercado já está de olho na páscoa. Para os próximos dias já estão programados lançamentos de novas linhas de chocolate. E, cada um mais atrativo do que o outro. A aposta da Le Chocolatier para a Páscoa de 2012 é em arte e cultura. A partir do começo de março, as lojas da franquia vão receber aproximadamente 500 ovos de chocolate com reproduções de obras de Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, entre outros.

Em alguns deles, os maiores, haverá também a reprodução dos principais cartões postais de nosso estado. Todos pintados à mão, um por um, unicamente com chocolate. Segundo a proprietária Dalva Frinhani, unir arte e chocolate não é uma novidade para a Le Chocolatier. “Em 2009 nós promovemos uma exposição de 10 telas com pinturas consagradas reproduzidas 100% em chocolate. A experiência deu muito certo. Nossa ideia para a próxima páscoa é colocar isso ao alcance dos nossos clientes”, afirma.
A proposta inicial é reproduzir cerca de 10 obras conhecidas do público em ovos de Páscoa que vão de 22 centímetros até 1,10 metro. As pinturas estão sendo escolhidas, mas já estão confirmados a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci e o “Abaporu” de Tarcila do Amaral. O preço estimado de um ovo de 22 centímetros devidamente pintado vai de R$39.90 a R$44,90.

destaque  le chocolatier arte andr%C3%A9 antunes dayana souza 5 Páscoa 2012: a arte de fazer chocolate 

O trabalho de produção dos ovos de páscoa é totalmente artesanal, de modo que não há nenhum igual a outro. Aqueles com as obras de arte, por exemplo, são todos pintados por uma única pessoa. André Antunes, o pintor por trás da obras da Le Chocolatier, é designer e artista plástico, tem 22 anos e trabalha com chocolate há quatro anos.

“Sempre desenhei. O primeiro trabalho aqui na Le Chocolatier foi em 2008, quando fui convidado para pintar temas da natureza. Depois vieram outros trabalhos, como o sobre o ano novo chinês e também a exposição das telas na Ases (Associação dos Empresários da Serra) em 2009″, conta-nos André.
Nesses meses que antecedem a Páscoa, o designer passa todo seu expediente no atelier/cozinha. Nesta segunda-feira (06), André estava finalizando uma Mona Lisa em um ovo de chocolate de 36 quilos, com mais de um metro de altura. “Este eu comecei às 9 e meia ou 10 horas da manhã de hoje” lembra, quando o trabalho não estava sequer na metade. “Vou pintar o Convento da Penha no outro lado deste mesmo ovo. Queremos fazer essa união, da nossa cultura local e da arte como todos conhecem” afirma.

As variadas cores são alcançadas através de um corante comestível formulado especificamente para chocolate. Todo o resto é habilidade. O tempo dedicado para cada ovo varia de pintura para pintura: a média diária é de 4 ou 5 ovos de chocolate, mas algumas pinturas maiores ou mais complexas podem custar um dia inteiro. Os resultados desse trabalho minucioso chegam às lojas da Le Chocolatier a começo do próximo mês até o domingo de Páscoa.

Fotos: Dayana Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário