Febrachoco
e ChocoLatino apresentam o perfil do chocolate gourmet no Brasil
Segmento que cresce exponencialmente a cada
ano, o “Chocolate Gourmet” será o grande protagonista da Feira Brasileira do
Mercado de Chocolate – Febrachoco e do Congresso Latino Americano do Chocolate –
ChocoLatino, que acontecem de 29 a 31 de agosto, na ExpoGramado, em Gramado, no
Rio Grande do Sul.
A realização da segunda edição da feira e do
congresso indicam a evolução deste segmento não só na cidade gaúcha, mas em todo
o Brasil. O mercado do chocolate no País está em franco desenvolvimento, fator
que pode ser confirmado pelos atuais números.
O Brasil é hoje o 3º maior produtor de
chocolates do mundo e o 4º maior mercado em consumo, só ficando atrás dos
Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em 2010, cresceu 10% e, em 2011,
11,6%.
Dentro deste cenário, o chocolate gourmet vem
ganhado cada vez mais espaço. Segundo o vice-presidente de Chocolates da
ABICAB/SICAB, Ubiracy Fonseca, não há números específicos apurados para este
segmento, nossa estimativa é de um crescimento em torno de 20% ao ano.
De acordo com o coordenador da Febrachoco, Caio
Tomazeli, há um mercado promissor a ser explorado, com um potencial de
desenvolvimento incrível. “O evento vai reunir o setor chocolateiro, promovendo
o mercado do chocolate no Brasil, fortalecendo o segmento de chocolate artesanal
com o conceito de chocolate Gourmet, que cresce de forma mais acelerada do que o
mercado de chocolates como um todo”, afirma.
Tomazeli destaca que o segmento, que era
inexpressivo há algumas décadas e hoje produz cerca de 15 mil toneladas ano “O
mercado tem grande potencial para o chocolate gourmet, artesanal e fino, como
comprova a presença de redes de lojas especializadas e franquias de chocolates
em crescimento acelerado em todo o território nacional”. O crescimento da renda
do brasileiro promoveu o aumento do consumo para produtos mais elaborados,
incluindo-se ai o chocolate.
Ele também avalia o segmento de forma regional
e ressalta que o Rio Grande do Sul, com uma posição privilegiada dentro do
Brasil e, fazendo divisa com a Argentina, tem tudo para ocupar uma posição
estratégica com sua indústria de chocolates concentrada principalmente em
Gramado, sede do evento e sinônimo de chocolate artesanal, sendo este o seu
produto símbolo. “Gramado contribuiu para a evolução do mercado de chocolates
diferenciados com seus produtos e lojas exclusivas”.
Tomazeli conta que quando surgiu a primeira
fábrica de chocolates, no segundo semestre de 1975, Gramado não imaginava que
pouco mais de três décadas depois serviria de modelo produtor para o Brasil.
“Naquela época, impulsionada por um empreendedor – Jayme Prawer, e um
chocolateiro brasileiro treinado em Bariloche (Argentina), o “chocolate caseiro”
surgiu como uma das atrações gastronômicas da cidade da Serra Gaúcha”, recorda.
Por sua história e destaque de suas empresas, Gramado é hoje considerada a
capital brasileira do chocolate Gourmet .
A Febrachoco possui patrocínio da Harald
Chocolates e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das
Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO.
Mais informações
Gramado é o principal pólo de chocolates
artesanais do país e a Febrachoco a maior feira profissional do setor, que tem a
missão de consolidar o segmento. Neste ano, ela acontece de 29 a 31 de agosto,
das 13h às 20h, na ExpoGramado. Para mais informações sobre a Febrachoco e o
ChocoLatino, acesse o site oficial da feira: www.febrachoco.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário