quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Febrachoco e ChocoLatino apresentam o perfil do chocolate gourmet no Brasil

Febrachoco e ChocoLatino apresentam o perfil do chocolate gourmet no Brasil

 

Segmento que cresce exponencialmente a cada ano, o “Chocolate Gourmet” será o grande protagonista da Feira Brasileira do Mercado de Chocolate – Febrachoco e do Congresso Latino Americano do Chocolate – ChocoLatino, que acontecem de 29 a 31 de agosto, na ExpoGramado, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
A realização da segunda edição da feira e do congresso indicam a evolução deste segmento não só na cidade gaúcha, mas em todo o Brasil. O mercado do chocolate no País está em franco desenvolvimento, fator que pode ser confirmado pelos atuais números.
O Brasil é hoje o 3º maior produtor de chocolates do mundo e o 4º maior mercado em consumo, só ficando atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em 2010, cresceu 10% e, em 2011, 11,6%.
Dentro deste cenário, o chocolate gourmet vem ganhado cada vez mais espaço. Segundo o vice-presidente de Chocolates da ABICAB/SICAB, Ubiracy Fonseca, não há números específicos apurados para este segmento, nossa estimativa é de um crescimento em torno de 20% ao ano.
De acordo com o coordenador da Febrachoco, Caio Tomazeli, há um mercado promissor a ser explorado, com um potencial de desenvolvimento incrível. “O evento vai reunir o setor chocolateiro, promovendo o mercado do chocolate no Brasil, fortalecendo o segmento de chocolate artesanal com o conceito de chocolate Gourmet, que cresce de forma mais acelerada do que o mercado de chocolates como um todo”, afirma.
Tomazeli destaca que o segmento, que era inexpressivo há algumas décadas e hoje produz cerca de 15 mil toneladas ano “O mercado tem grande potencial para o chocolate gourmet, artesanal e fino, como comprova a presença de redes de lojas especializadas e franquias de chocolates em crescimento acelerado em todo o território nacional”. O crescimento da renda do brasileiro promoveu o aumento do consumo para produtos mais elaborados, incluindo-se ai o chocolate.
Ele também avalia o segmento de forma regional e ressalta que o Rio Grande do Sul, com uma posição privilegiada dentro do Brasil e, fazendo divisa com a Argentina, tem tudo para ocupar uma posição estratégica com sua indústria de chocolates concentrada principalmente em Gramado, sede do evento e sinônimo de chocolate artesanal, sendo este o seu produto símbolo. “Gramado contribuiu para a evolução do mercado de chocolates diferenciados com seus produtos e lojas exclusivas”.
Tomazeli conta que quando surgiu a primeira fábrica de chocolates, no segundo semestre de 1975, Gramado não imaginava que pouco mais de três décadas depois serviria de modelo produtor para o Brasil. “Naquela época, impulsionada por um empreendedor – Jayme Prawer, e um chocolateiro brasileiro treinado em Bariloche (Argentina), o “chocolate caseiro” surgiu como uma das atrações gastronômicas da cidade da Serra Gaúcha”, recorda. Por sua história e destaque de suas empresas, Gramado é hoje considerada a capital brasileira do chocolate Gourmet .
A Febrachoco possui patrocínio da Harald Chocolates e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO.
Mais informações
Gramado é o principal pólo de chocolates artesanais do país e a Febrachoco a maior feira profissional do setor, que tem a missão de consolidar o segmento. Neste ano, ela acontece de 29 a 31 de agosto, das 13h às 20h, na ExpoGramado. Para mais informações sobre a Febrachoco e o ChocoLatino, acesse o site oficial da feira: www.febrachoco.com.br.

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